Camden Há Exatos 57Anos

Ramis Al Bud

No dia 5 de março de 1963, data-se 57 anos do acidente aéreo de Camden, Tennessee; que vitimou os artistas Patsy Cline, Hawkshaw Hawkins, Cowboy Copas e Randy Hughes. O avião modelo Piper PA-24 Comanche saiu de Kansas City, Missouri com destino a Nashville, Tennessee; levava os quatro cantores e bateu pouco tempo depois de levantar voo após uma parada para reabastecimento em Rogers, Arkansas. Foi constatado que houve negligência do piloto ao continuar a viagem debaixo de fortes chuvas e clima desfavorável; levando assim à colisão do aeroplano numa área vasta em árvores, conhecida como Fatty Bottom, apenas 5 milhas do rio Tennessee.

Camden-Ha-Exatos-57-Anos-1.jpg

Patsy Cline nasceu em 8 de setembro de 1932 e tornou-se uma das maiores representantes femininas da música country nos anos 50 e começo dos anos 60

Camden-Ha-Exatos-57-Anos-2jpg.jpg

Dotada de voz e timbres únicos, teve grandes êxitos com “I Fall to Pieces” e “Walkin’ After Midnight”; mas talvez seu hit monstruoso “Crazy”, música escrita por Willie Nelson, tenha sido sua marca registrada na indústria da música country e na consolidação.

Teve suas músicas incluídas, eventualmente, na trilha sonora de várias produções como, por exemplo os filmes “Coal Miner’s Daughter”, “Bem-vindos a Marwen”, “Monte Carlo” e também em jogos eletrônicos como “GTA: San Andreas” e “Mafia III”.

Hawkshawk Hawkins nasceu em 22 de dezembro de 1921 e desde o final dos anos 40 colecionava grandes gravações; já como cantor na indústria da música country.

Graças à sua voz bem característica e suave, e sua postura de palco ímpar, visualmente mais conservadora quando comparada com alguns outros artistas da época.

Camden-Ha-Exatos-57-Anos-3.jpg

Teve sucesso com “Shotgun Boogie”, “Slow Poke” e principalmente com o hit praticamente póstumo “Lonesome 77203”, que foi lançado apenas 3 dias antes de sua morte. Foi casado com outra grande cantora country da época, Jean Shepard, e com ela teve 2 filhos, Donnie e Harold, esse que nasceu apenas 1 mês após a morte do pai. Também era pai de Susan Marlene, adotada em seu primeiro casamento de 1951.

Um fato curioso relativo ao acidente, é que o cantor Billy Walker, que estava junto com o grupo; recebeu uma ligação urgente e precisou voltar diretamente para Nashville. Então, Hawkins lhe deu seu bilhete para um voo comercial e no lugar viajou junto com o grupo no avião que eventualmente se acidentaria algumas horas depois.

Cowboy Copas, ou Lloyd Copas, nasceu em 15 de julho de 1915 e desde seus 14 anos já se apresentava nas estações de rádio locais,

Entretanto, obteve reconhecimento quando substituiu Eddy Arnold como vocalista do grupo de Pee Wee King; começando assim a se apresentar no Grand Ole Opry. Sua primeira gravação solo e, coincidentemente, seu primeiro grande hit foi logo em 1946 com “Filipino Baby”. Em 1947 foi a vez de “Signed, Sealed and Delivered” aparecer no topo das paradas de country e mais pra frente em 1948, “Tennessee Waltz”. Nos anos 60 teve sucesso com “Alabam”, que foi o maior hit de sua carreira, e “Flat To”.

Randy Hughes nasceu em 11 de setembro de 1928. Teve uma curta carreira como músico, porém é bem mais lembrado por ter sido empresário de Patsy Cline.

Foi casado com Kathy Copas, filha de Cowboy Copas. Apesar de não ter muito material como cantor, chegou a gravar alguns poucos compactos por selos menores de 1950 a 1955, com versões interessantes para “Slowly”, que foi um grande hit na voz de Webb Pierce, e um obscuro hillbilly bopper com “Tappin’ That Thing” pelo selo Tennessee. Randy era o piloto na ocasião do acidente que mudou para sempre a cara da música country.

Na época, o acidente comoveu vários artistas, amigos e fãs…

Só para exemplificar: Ferlin Husky, outro genial artista country, que recém teria aberto uma editora com Randy Hughes, insistiu que Kathy Copas Hughes, fosse dona de 50% da companhia, o que implicava dos lucros com direitos autorais das músicas publicadas, inclusive de “Wings of a Dove”, grande hit de Husky na época, para a viúva de Randy. Isso a ajudou a pagar sua faculdade e a de seus filhos. Ainda em março de 1963, o cantor country Dick Heil, lançou pela MRM Records, um single em tributo à Cowboy Copas, Hawkshaw Hawkins e Patsy Cline entitulado “Three Stars”, demonstrando a influência dos artistas na época.

Outra curiosidade bem intrigante, como se já não tivessemos o suficiente, foi o falecimento do cantor Jack Anglin, que sofreu um acidente de carro no caminho do velório dos artistas, no dia 8 de março. Jack obteve algum êxito durante os anos 50 com a dupla Johnnie (Wright) & Jack, e no vídeo abaixo podemos conferir um dos hits da dupla “Honey, I Need You”, com participação do baixo do grupo Jordanaires na época, Culley Holt.

Sem dúvidas, um momento obscuro na história da música country e que, com toda certeza, será lembrado por muitos e muitos anos.

Deixe um Comentário

sleeveface--bolacha-na-cara-1Música-Sábia -1.jpg