RIDE lança novo single “Monaco”
26/03/2024 22:27 em Música

O Ride lançou "Monaco", a mais recente faixa do seu sétimo álbum de estúdio, Interplay, que será lançado em 29 de março pela Wichita Recordings / PIAS. A faixa segue “Peace Sign”, lançada anteriormente e listada como A pela BBC Radio 6 Music, e, mais recentemente, “Last Frontier”, que veio com a notícia de que os quatro integrantes estariam em turnê pelo Reino Unido e Irlanda em setembro - lista completa abaixo. 

 

Para a nova faixa "Monaco", as letras poderosas do vocalista Mark Gardener são acompanhadas por uma intensidade de synth rock gelada e pulsante que reflete a urgência do assunto, como ele explica:

 

"A faixa de apoio veio das primeiras sessões do Ox4 Sound que fizemos e demos a ela o nome demo de 'Monaco', pois estávamos nomeando essas jams e ideias que reuníamos como nomes de lugares. Em uma noite, durante as sessões de gravação no Ox4 Sound, todos os rapazes haviam deixado o prédio e eu estava lá apenas com o produtor Richie Kennedy e um engenheiro. Eu estava escrevendo algumas palavras sobre como eu sentia que todo mundo estava sendo esmagado no atual clima econômico com o aumento das contas de energia e tudo o mais; a ponto de parecer que agora estamos tendo que viver para trabalhar em vez de trabalhar para viver. 

 

A música é uma reflexão sobre esse sentimento de que todos nós estamos sendo esmagados em mil pedaços e sob constante pressão financeira. É uma espécie de apelo contra isso, enquanto ainda temos forças para lutar. 'Mônaco' ficou como um título irônico, já que a música é totalmente contra a loucura dos poucos que vivem em suas bolhas artificiais e isoladas em Mônaco."

 

Interplay é o terceiro álbum do Ride desde que se reformulou em 2014, tendo estado juntos por mais tempo em sua segunda fase do que em sua iteração original como pioneiros do shoegaze dos anos 90. Ele segue Weather Diaries, de 2017, e This Is Not A Safe Place, de 2019, que reacenderam a chama do Ride, agradando aos antigos fãs e apresentando uma das bandas de guitarra mais inovadoras de sua geração a um público totalmente novo. Produzido pela banda com Richie Kennedy e mixado por Claudius Mittendorfer, ele liga todos os pontos de sua carreira, pegando os ataques frenéticos de guitarra, os grooves hipnóticos e os ganchos melódicos sonhadores de seus primeiros trabalhos e colocando-os em um modelo sônico mais expansivo, inspirado em joias pop dos anos 80, como Tears For Fears, Talk Talk e o início do U2. 

 

Quanto ao tema, ele combina as marcas líricas clássicas do Ride, como escapismo, sonhos e a insatisfação da vida moderna, com um senso de resiliência e perseverança que vem da implosão, depois da reforma e da descoberta de um caminho para o segundo auge, como Andy explica: "Esse álbum levou muito tempo para ser feito e a banda passou por muitos altos e baixos; talvez o maior de todos os álbuns do Ride. Mas o processo nos deixou em um bom lugar como banda, nos sentindo capazes de nos livrar do passado e prontos para celebrar os talentos musicais combinados que nos uniram em primeiro lugar." 

 

Formado pelos guitarristas/vocalistas Andy Bell e Mark Gardener, ao lado do baterista Laurence "Loz" Colbert e do baixista Steve Queralt, o Ride foi formado em Oxford em 1988; quatro amigos enraizados na estética da escola de arte que combinaram a sensibilidade do pop de guitarra dos anos 60 com avalanches de ruídos e ritmos envolventes. Foi uma recalibração do indie-rock que viria a ser definido como "shoegaze" e, com sua estreia definitiva em 1990, Nowhere, veio uma série de sucessos comerciais e de críticas que acabaram por desandar em 1996, com a turbulência dentro da banda levando-os a encerrar a carreira.  

 

Eles se reuniram em 2014, encontrando um cenário global repleto de bandas em dívida com o Ride (Tame Impala, Beach House e outros) e, após uma turnê bem-sucedida, entraram em estúdio com o lendário produtor Erol Alkan para criar o aclamado Weather Diaries e o sucessor This Is Not A Safe Place. Agora, em 2024, o shoegaze é um dos gêneros musicais que mais cresce, tendo conquistado uma nova onda de fãs da Geração Z por meio do TikTok, com artistas como DIIV e bdrmm convertendo milhões de visualizações em números impressionantes de streaming e vendas de ingressos. Um quarto de século desde sua formação original e com uma nova geração descobrindo sua música, o Interplay encontra o Ride atingindo novos patamares criativos e mais forte do que nunca.

Datas da turnê do Ride no Reino Unido e Irlanda - ingressos à venda AQUI

02 de setembro 2024 - UK - Belfast - The Limelight

03 de setembro 2024 - Ireland - Dublin - 3Olympia 

04 de setembro 2024 - Ireland - Cork - Cyprus Avenue 

06 de setembro 2024 - UK - Sheffield - The Leadmill

07 de setembro 2024 - UK - Newcastle - Boiler Shop

08 de setembro 2024 - UK - Glasgow - TV Studio, SWG3

10 de setembro 2024 - UK - Liverpool - Furnace

12 de setembro 2024 - UK - Leeds - Leeds Beckett University SU

13 de setembro 2024 - UK - Manchester - New Century 

14 de setembro 2024 - UK - Bristol - SWX

16 de setembro 2024 - UK - Falmouth - Princess Pavilion

17 de setembro 2024 - UK - Portsmouth - Guildhall 

18 de setembro 2024 - UK - Brighton - Chalk 

20 de setembro 2024 - UK - London - Roundhouse

21 de setembro 2024 - UK - Wolverhampton - The Wulfrun at The Halls 

22 de setembro 2024 - UK - Cambridge - Junction

 

Datas da turnê do Ride na América do Norte

08 de maio 2024 - USA - Portsmouth - 3S Artspace

09 de maio 20224 - USA - Amherst - The Drake

11 de maio 2024 - USA - Boston - Big night live

13 de maio 2024 - Canada - Montreal - Théâtre Fairmount

14 de maio 2024 - Canada - Toronto - The Concert Hall

15 de maio 2024 - USA - Detroit - Majestic Theatre

16 de maio 2024 - USA - Chicago - Metro

17 de maio 2024 - USA - Minneapolis - Fine Line

19 de maio 2024 - USA - Englewood - Gothic Theatre

22 de maio 2024 - USA - Vancouver - Commodore Ballroom

23 de maio 2024 - USA - Portland - McMenamin’s Mission Theater

25 de maio 2024 - USA - Seattle - Showbox at The Market

 

Ride - Interplay lista de faixas:

  1. Peace Sign
  2. Last Frontier
  3. Light in a Quiet Room
  4. Monaco
  5. I Came to See the Wreck
  6. Stay Free
  7. Last Night I Came Somewhere to Dream
  8. Sunrise Chaser
  9. Midnight Rider
  10. Portland Rocks
  11. Essaouira
  12. Yesterday is Just a Song

 

Conecte-se com o Ride: Site | Facebook | Instagram | Twitter

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!